Dojo, originalmente, é definido como local para aprendizagem e meditação estando relacionado a artes marciais.

A dōjō is a hall or place for immersive learning or meditation. This is traditionally in the field of martial arts - Wikipedia

Coding Dojo é um método de aprendizagem para desenvolvimento de projetos em computação, é uma reunião entre várias pessoas que desejam trabalhar coletivamente em um desafio (Kata). O Kata pode ser um problema algorítmico a ser resolvido ou uma necessidade de implementação. Cada Coding Dojo se concentra em um assunto específico e representa o objetivo da sessão. Esse assunto deve permitir que aprendamos coletivamente tecnicamente e como enfrentar o Kata com sucesso. O exercício pode ser realizado entre pessoas da mesma empresa, de uma escola ou de diferentes origens. Wikipedia

Método

Coding Dojo inicia-se tipicamente com o seguinte arranjo:

  • ao menos um computador conectado a um projetor
  • uma tela de projeção que todos possam ver
  • papéis no Dojo: um Mestre, um Piloto e um Copiloto
  • demais participantes em plateia
  • temporizador para ciclo pomodoro combinado na troca de papéis.

Funcões Dojo:

  1. Mestre: oferece um Kata ao grupo. Tende a ser a pessoa com maior domínio do tema do desagio.
  2. Piloto: única pessoa que pode utilizár o computador para concluir o desafio.
  3. Copiloto: permanece ao lado do Piloto, mas somente para observa-lo em ação e oferecer indicações.
  4. Platéia:
    Todos os demais observam e podem discutir entre si, com o copiloto e o piloto.

Conduta

Qualquer um pode ainda fazer perguntas ao mestre que - geralmente - só pode responder com outra pergunta.

Independente do desafio a ser resolvido, a cada ciclo do pomodoro combinado o atual piloto volta à plateia, o copiloto torna-se o próximo piloto, e alguém da plateia assume como copiloto.

A cada desafio cumprido, a solução deverá ser publicada e o mestre pode oferecer outro.

Pistas ou dicas

Ao final do Coding Dojo, normalmente, os participantes realizam uma retrospectiva do evento.

Nessa retrospectiva, que pode ser realizada utilizando diversas técnicas, de maneira geral são respondidas três perguntas básicas:

  1. O que aprendemos com o Coding Dojo de hoje?
  2. O que podemos melhorar para a realização dos próximos Coding Dojos?
  3. O que devemos continuar fazendo nos próximos Coding Dojos?

A retrospectiva é extremamente importante, pois condensa todo o aprendizado do Coding Dojo.

O primeiro Kata: veja o Kata - desafio zero e proponha desafios…

Keep C.A.L.M.S. and have fun!

Referências

Sejam bem-vindos!